RSS

Colesterol em Crianças

Vi um post de uma mãe que é minha vizinha e tem um casal de filhos lindos. Só, que, silenciosamente herdaram uma doença da mãe, Colesterol. É um vilão que infelizmente passa de pais para filhos e muda toda a rotina de casa e descobre-se com exame de sangue. Chato, né? Confesso que fiquei pasma em ouvir isso da minha vizinha, até então você não imagina que isso pode acontecer, olha o que esse site diz: 


Uma pesquisa revela que pais com colesterol alto podem transmitir o problema aos filhos pela carga genética. O estudo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia analisou o histórico familiar de 100 crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 17 anos, e constatou que em 30% dos casos, a alta taxa tinha ligação com a genética.
A pesquisa revelou que 8% das crianças têm uma taxa elevada de LDL (colesterol ruim) e 45% delas apresentam HDL (colesterol bom), em níveis abaixo do padrão.




De acordo com a nutricionista do instituto, Renata Alves, a alimentação controlada ajuda a regular as taxas de colesterol nas crianças com predisposição genética, mas isso não impede que elas possam apresentar níveis acima do normal. “Eu mesma já vi crianças de 3 anos de idade com colesterol muito alto e que a alimentação não era necessariamente ruim”, disse.
Quando apenas um dos pais tem colesterol alterado, conta a nutricionista, existe o risco de transmissão pela carga genética. Se o pai e a mãe apresentam a elevação, as chances aumentam. Em casos de casamento entre primos, a predisposição é ainda maior. “A família carrega a carga genética e é muito provável que a criança venha a ter também”, explica.
Por isso, famílias com histórico de colesterol alto devem ficar atentos ao surgimento do problema nos filhos desde a infância, mesmo que a criança seja magra e não apresente qualquer sinal, alerta Renata Alves. Ela explica que a maior parte do colesterol é produzida no organismo e que o risco de a criança tê-lo em altos níveis não está simplesmente relacionado à quantidade de gordura corporal. “É mais a capacidade do organismo de fabricar e utilizar esse colesterol”, disse.
Quanto aos sinais, eles são praticamente inexistentes nas crianças. Segundo a nutricionista, aparecem apenas quando as taxas já chegaram a níveis muito elevados e se manifestam como “bolinhas de gordura” ao redor dos olhos ou nas articulações.
O tratamento, conforme a avaliação do médico, pode variar do uso de remédios ao simples controle da alimentação, que, no entanto, se mostrou inadequada em 87% das crianças avaliadas pela pesquisa.

Uma dieta balanceada, continuou Renata Alves, inclui o consumo de verduras, legumes e frutas para que as fibras ajudem na redução do colesterol. A substituição do pão feito com farinha refinada pelo integral também  aumenta a ingestão de fibras. A nutricionista recomenda substituir o leite integral pelo desnatado ou semidesnatado e retirar da alimentação produtos com gordura saturada (de origem animal).
De acordo com a pesquisa, 40% das crianças avaliadas são sedentárias, o que deve ser evitado. A prática de atividade física ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL) na criança. Outro meio de regular os níveis do HDL, segundo a nutricionista, é consumir azeite, azeitona e castanhas nas refeições.
O colesterol ajuda na formação de uma capa protetora nos nervos e na produção da vitamina D, da bile e de hormônios. A maior parte (cerca de 70%) é produzida pelo fígado e o restante vem da ingestão de alimentos. Em excesso, o colesterol contribui para o entupimento das artérias, impedindo a passagem do sangue, e torna-se fator de risco para doenças cardiovasculares.
O HDL (colesterol bom) reduz o risco de acúmulo de placas de gordura. O LDL (colesterol ruim) deposita gordura nas artérias e dificulta o fluxo sanguíneo.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Até 1 ano

Mais brinquedos para vocês, até 1 ano de idade:



Engrenagem Musical, são 12 engrenagens coloridas que podem ser encaixadas de diversas posições. Quando o botão vermelho é pressionado, todas giram ao mesmo tempo . O meio das peças pisca, acende e um música toca. O brinquedo também funciona desligado quando elas estiverem um pouco maior, vão querer encaixar as peças e a girar a engrenagem manualmente. Da Playskool para a Semaan

Gira Ball Eletrônico, feito nas cores primárias, é só apertar os cogumelos que as 3 bolinhas giram rapidamente . A Luz acende e uma música toca e um som é produzido pelo brinquedo, tem vários sons em períodos curtos.  Da   Estrela


Jumbo Divertido, ao pressionar o botão laranja ele faz barulho  de motor e o piloto aparece . A criança vai aprender a contar com desenhos de sol, passarinhos e balões, que ficam na parte de trás. Na outra asa, a peça laranja vem com um adesivo de ilusão de ótica. Quando roda, cria um efeito visual de redemoinho. Da Dican
Encosto Hipopótamo, O tapete fica em forma de pétalas de flor colorida. Ao deitar a criança vai puxar as bolas de pelúcia e a flor que tem um espelho no miolo. Quando o bebê já estiver sentando, deixe ele apoiado nos braços do hipopótamo. Dá para desamarrar o segundo andar do animal e fazer um cercado para a criança. Da Softmel
Amiguinho da Selva Hipo, o brinquedo tem 4 formas (círculo, triângulo, quadrado e estrela dentro da barriga que abre e fecha) para seu bebê aprender a encaixar. Também dá para colocá-las nos pinos que ficam em cima da tampa, quando a criança fizer isso, a carinha desenhada no meio das formas vai saltar. A boca do animal é adesivada e os dentes desencaixam, tem uma alça plástica para puxá-lo e na alça tem engrenagens giratórias. Da Calesita
Ratinho e Joaninha de empurrar, as rodinhas são removíveis, por isso nos primeiros meses a criança poderá brincar com as pelúcias sem se machucar. Quando ela começar a engatinhar, ela vai adorar empurrar os brinquedos e ir buscá-los. A roupa da joaninha sai parcialmente do corpo . Vocês podem criar, então , mais uma brincadeira de tirar e pôr. Vem com uma alça para a criança puxar o brinquedo.



Rola Rola Bebê, dentro de cada base redonda, há duas bolinhas e um guizo. Quando seu filho começar a mexê-las elas se batem e fazem um barulho. O bebê vai se divertir engatinhando até o brinquedo, que estimula o desenvolvimento motor, além da audição e da cognição. Nas extremidades, há figuras de animais como, macaco, tartaruga, leão e elefante. É feito de madeira. Da Carlu Brinquedos.  


Boss, O Dinossauro Azul com Filhote, feito em pelúcia bem macia, tem em cada uma de suas patas um estímulo diferente: espelho em uma, estrela de pelúcia com um miolo de plástico giratório em outra, um mordedor em formato de maçã cheio de ranhuras para coçar as gengivas na terceira e, na última delas, é só apertar para ouvir um som. A crista do animal é toda colorida em tecido crocante. E quando o bebê começa a puxar a bola que fica no rabo começa a vibrar. Da K`s Baby/Brasbaby




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS