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Autismo

Outro dia um amigo do face postou essa figura e achei interessante publicá-la no blog. 





Ouvimos muito, mas não temos noção do que se trata, sabemos de um parente, de um amigo distante, mas, e  quando vivenciamos de perto com nossos filhos? Fui pesquisar na net sobre o assunto e aprendi um pouco, vamos ver?

Autismo é  um transtorno global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização de estabelecer relacionamentos com os outros e de comportamento, responder apropriadamente ao ambiente. É marcado por três características fundamentais:

* Inabilidade para interagir socialmente;
* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo;

Sintomas
O  autismo atinge mais o sexo masculino que o feminino. Os sintomas aparecem nos primeiros meses de vida, são dificilmente identificados . Geralmente os sinais ficam evidentes antes das crianças completarem 3 anos. Os sintomas são divididos em 3 grupos:


1) ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;

2) o portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;

3) domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal.
Na adolescência e vida adulta, as manifestações do autismo dependem de como as pessoas conseguiram aprender as regras sociais e desenvolver comportamentos que favoreceram sua adaptação e auto-suficiência.

Diagnóstico
O diagnóstico é essencialmente clínico. Leva em conta o comprometimento e o histórico do paciente e norteia-se pelos critérios estabelecidos por DSM–IV (Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS).

Tratamento
O autismo é considerado um distúrbio crônico,o  tratamento deve ser introduzido tão logo seja feito o diagnóstico e aplicado por equipe multidisciplinar.
Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. Alguns podem beneficiar-se com o uso de medicamentos, especialmente quando existem co-morbidades associadas.

Recomendações

* Ter em casa uma pessoa com formas graves de autismo pode representar um fator de desequilíbrio para toda a família. Por isso, todos os envolvidos precisam de atendimento e orientação especializados;
* É fundamental descobrir um meio ou técnica, não importam quais, que possibilitem estabelecer algum tipo de comunicação com o autista;
* Autistas têm dificuldade de lidar com mudanças, por menores que sejam; por isso é importante manter o seu mundo organizado e dentro da rotina;
* Apesar de a tendência atual ser a inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares, as limitações que o distúrbio provoca devem ser respeitadas. Há casos em que o melhor é procurar uma instituição que ofereça atendimento mais individualizado;
* Autistas de bom rendimento podem apresentar desempenho em determinadas áreas do conhecimento com características de genialidade.

Vale ficar atento a esses sinais e buscar um tratamento adequado, tem muita gente que trata o Autismo como 'frescura". Autistas são indefesos, não sabem o que acontecem com eles, porque agem assim, etc. Seu filhote merece sem dúvida alguma, aprendizado e acompanhamento, (principalmente se encontra-se nesse caso)  que difere do que estamos acostumados, porém essencial a eles. Se a criança tiver um bom acompanhamento e pais preocupados, ela pode ter uma vida normal, li que muitos conseguem carreiras brilhantes, acho que muito amor e paciência é fundamental também.


Fonte: Wikipédia, www.wikipedia.com.br; Dráuzio Varella, http://drauziovarella.com.br/crianca-2/autismo/

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